• Telefone: (21) 3097-2151
0 Itens - R$ 0,00
Seu carrinho está vazio!
Seu(s) Produto(s) Atualizar Preço

Aromas e aromatizantes

Ma semper ac nec sit

O aroma é um dos atrativos do alimento. Estudos demonstram que as características sensoriais, em particular o aroma, têm efeito sobre a escolha do consumidor. Antigamente, os gregos e romanos perfumavam seus vinhos com rosas, violetas, ervas e condimentos exóticos, trazidos da China, Índia e Egito pelos mercadores venezianos.



Existe uma gama de aromatizantes no mercado, conhecidos também como flavorizantes. Pesquisas afirmam que alguns aromatizantes possuem mais de mil substancias para ficarem com o aroma idêntico ao do alimento.

Os aromatizantes são substancias ou mistura delas, que dão o aroma idêntico ao original do alimento, e alguns que “reforçam” esse aroma natural. Esses aromatizantes podem ser: naturais (extratos de vegetais, óleos, extratos e etc.), artificiais (sintéticos, que não existem na natureza), idênticos aos naturais(sintéticos, que imitam a estrutura química do aroma natural do alimento) e natural reforçado (aromatizantes naturais e sintéticos misturados que realçam o aroma e sabor).

No Brasil, em 1999, foi aprovado o Regulamento Técnico sobre “Aditivos Aromatizantes e Aromas” que, à semelhança dos regulamentos internacionais, define como aromatizantes ou aromas naturais àqueles obtidos exclusivamente mediante métodos físicos, microbiológicos ou enzimáticos, a partir e matérias-primas aromatizantes e aromas naturais. A International Organization of the Flavor Industry(IOFI), organismo representativo da indústria mundial de flavorizantes, incluiu o uso de bactérias, leveduras, fungos filamentosos, células animais ou vegetais, e enzimas derivadas destas, como processo bioquímico para produção de substâncias flavorizantes naturais. Tradicionalmente, as principais fontes de extração de aromas naturais eram materiais crus, como carnes, frutas, folhas, ervas e sementes condimentares. Devido a questões ecológicas e políticas, o uso de animais e plantas foi se tornando problemático e essas fontes tradicionais foram sofrendo uma diminuição na sua disponibilidade, acarretando um aumento no valor comercial dos compostos extraídos. (Informações: All Flavors)

É importante lembrar, atualmente, vivemos na correria do dia-a-dia e acabamos comendo alimentos cheios dessas substâncias que são agradáveis ao paladar, mas que algumas podem fazer mal a saúde.

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br

 

Contato

  • Rua Prefeito Sebastião Teixeira, 20, Loja 308, Teresópolis
  • (21) 3097-2151 / (21) 99969-7474 / (21) 97281-7711
Topo
Este site utiliza cookies que permitem melhorar o desempenho e experiência do utilizador na utilização do mesmo. Saiba mais…